A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atuará em três frentes de trabalho para assegurar atendimento pré-hospitalar e oferta de serviços de saúde durante as festividades dos 356 anos da capital que iniciam nesta quinta-feira, 23/10, e terminam no sábado, 25/10, com uma programação ampla e diversificada em três pontos da cidade: Ponta Negra, alameda Alphaville, na zona Norte, e Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (sambódromo), na zona Centro-Oeste, onde será realizado o “Boi Manaus”.
Na programação desta quinta-feira, 23/10, que movimentará a Ponta Negra com o “Aniversário Gospel”, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), se fará presente com duas ambulâncias, sendo uma unidade de suporte básico e outra de suporte avançado.
Já na alameda Alphaville, na zona Norte, além do Samu, a Semsa reunirá equipes multidisciplinares (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e técnicos da área administrativa), em uma base para prestar assistência pré-hospitalar aos que apresentarem problemas de saúde.
Neste ponto da capital, o Samu também estará a postos com duas unidades, que ficarão de prontidão no local para remoção de pacientes em casos de urgência e emergência.
Na sexta-feira, 24, e no sábado, 25, os festejos movimentam o sambódromo, onde a Semsa também instalou uma base de atendimento pré-hospitalar para os casos em que for necessária uma resposta rápida para a recuperação ou estabilização dos participantes da festa que precisarem de atendimento.
Ainda no sábado, 25/10, uma equipe da Semsa vai atuar com ações de promoção da saúde e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), das 18h às 23h.
A atividade integra a campanha “Outubro Verde”, executada pela Semsa para a prevenção e controle da sífilis em Manaus. Durante a ação, serão realizadas ações de Educação em Saúde e a distribuição de preservativos externos (texturizados, aromatizados e comuns), preservativos internos, unidades de gel lubrificante e de autotestes para HIV.
A assessora da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo, informa que o atendimento durante os festejos seguirá os moldes utilizados nos grandes eventos municipais.
“A Semsa vai disponibilizar profissionais, equipamentos e insumos para o atendimento em situações de pessoas com problemas como desidratação, queda da pressão arterial, ferimentos e mal-estar em geral”, informa Aldeniza Araújo.
Visa Manaus
A Vigilância Sanitária (Visa Manaus/Semsa) também irá monitorar a segurança sanitária dos produtos, serviços e instalações disponibilizados ao público nos dois dias de “Boi Manaus”. Serão mobilizados 11 servidores das gerências de Vigilância de Alimentos, Vigilância de Serviços e de Engenharia Sanitária.
Visando a proteção da população no consumo de alimentos comercializados no local, os fiscais irão inspecionar os pontos de venda de comidas e bebidas, para avaliar aspectos como a manipulação dos alimentos, o asseio e a segurança estrutural dos estabelecimentos, o armazenamento e a conservação adequados dos produtos.
Em relação aos demais serviços, serão verificadas as formas de acesso e as condições estruturais dos serviços disponibilizados ao público, que também será orientado em relação a cuidados para se evitar acidentes.
Além disso, os fiscais da Visa irão verificar as condições dos banheiros químicos, o manejo de resíduos e outras condições que podem representar risco à saúde coletiva.
A visa reafirma a importância da população na denúncia de irregularidades relacionadas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
— — —
Texto – Divulgação /Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa
