Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernoO Governo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Servidores participam de curso de Atenção Integral à Saúde da Criança

2 de outubro de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus está promovendo, em outubro, um curso de Atenção Integral à Saúde da Criança na Atenção Primária, voltado a médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em torno de 50 profissionais do Distrito de Saúde (Disa) Sul da secretaria participaram da primeira turma da formação, realizada nesta quinta-feira, 2/10, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Janaína Terra, antecipa que o curso deverá alcançar 200 profissionais de saúde dos cinco Disas da secretaria: Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural. A formação, conforme a gestora, visa fortalecer o acompanhamento infantil na rede de Atenção Primária à Saúde (APS).

“A atenção integral à saúde da criança é essencial para garantir que ela tenha um crescimento e desenvolvimento saudável, e a APS é a responsável por esse acompanhamento, desde a primeira semana de vida da criança, seguindo por todos os ciclos até a vida adulta”, relata a enfermeira, destacando que a capital tem uma população de 356.597 crianças de 0 a 9 anos, segundo estimativa do IBGE de 2024.

Janaína explica que o curso abrange uma ampla gama de temas ligados ao acompanhamento e monitoramento de saúde da criança, como o calendário de consultas definido pelo Ministério da Saúde para essa população, a avaliação e registro dos marcos do desenvolvimento infantil, o papel do acompanhamento odontológico, a alimentação e a suplementação de micronutrientes, entre outros.

“É um conteúdo bem rico, abordando tudo o que o profissional precisa saber para fazer o atendimento e o acompanhamento dessas crianças na atenção primária”, aponta a gestora.

Uma das facilitadoras da formação, a técnica do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança, enfermeira Mara Varela, destacou a importância da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania. O documento, explica ela, é ferramenta básica para o acompanhamento infantil, reunindo registros de peso e altura, vacinação, marcos de desenvolvimento, entre outras informações de saúde, educação e assistência social.

“Esse documento vem evoluindo ao longo dos anos, sendo que a versão mais recente tem novidades, como o formulário de triagem do autismo. Precisamos capacitar os profissionais para o preenchimento correto da caderneta, a fim de garantir o acompanhamento adequado da criança”, observa a técnica.

Participante da primeira turma do curso, a médica Allene Mougenot, da Unidade de Saúde da Família (USF) Lourenço Borghi, relata que atua em atividades como vacinação, visitas puerperais e acompanhamento de crianças, ao lado das pediatras da unidade. Ela reforça a importância do acompanhamento infantil e destaca o treinamento dos profissionais como essencial para fortalecer esse cuidado na atenção primária.

“Quem atua pouco na área vai perdendo conhecimento e não consegue acompanhar todas as atualizações. Então, para mim está sendo muito importante, pois meu atendimento é mais voltado para idosos, mas trabalho com todos os públicos”, pontua.

Formação

O curso de Atenção Integral à Saúde da Criança na APS tem atividades em dois turnos, matutino e vespertino, com conteúdo programático abrangendo sete módulos. Entre eles, “Atenção Primária à Saúde”, “Importância da Caderneta como Passaporte da Cidadania”, “Acompanhamento Odontológico”, “Acompanhando o Crescimento – Alimentação, Suplementação e micronutrientes” e “Acompanhando o desenvolvimento”.

O conteúdo do curso inclui também um módulo com foco nas consultas indicadas na Primeira Semana de Saúde Integral (PSSI), protocolo de saúde voltado ao cuidado integral à mãe e ao bebê na primeira semana após o parto. “Esse é um período de risco e vulnerabilidade para a mãe e a criança, quando ocorrem muitas mortes infantis, por isso buscamos orientar os profissionais sobre a importância da consulta nessa fase”, aponta Mara Varela.

Outro tópico destacado no treinamento é a interpretação e pontuação do questionário de triagem do autismo, ou M-Chat. Voltada à detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a ferramenta voltou a integrar a Caderneta da Criança no ano passado. “É um formulário autoexplicativo, que pode ser preenchido pelo profissional de saúde ou pelo cuidador, nas creches”, informa a técnica.

Calendário

Após a primeira turma, com profissionais do Disa Sul, a programação do curso continua no dia 9/10, com a participação de equipes das unidades de saúde do Distrito Leste, no auditório da USF Geraldo Magela, bairro Armando Mendes.

No dia 16/10, os profissionais do Distrito Norte participam do curso no auditório da escola municipal Eng. João Braga, bairro Cidade Nova. A formação se encerra com as turmas dos distritos Oeste e Rural, no dia 23/10, na faculdade Martha Falcão – Wyden, bairro Adrianópolis.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeitura promove treinamento sobre código de ética

17 de outubro de 2025
Manaus

Manausprev é destaque com cases de gestão premiada no 2º Congresso Rondoniense de Previdência

17 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus envia à CMM PLOA 2026

17 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura entrega premiações do sétimo sorteio do IPTU Premiado

17 de outubro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica dragagem de igarapés

17 de outubro de 2025
Manaus

PMM recupera rua Barcelos e melhora mobilidade na Praça 14

17 de outubro de 2025